Dois trens de carga colidem no interior de São Paulo

José Maria Tomazela

Sorocaba (SP)

Dois trens de carga bateram de frente na tarde de sábado, 11, num trecho da ferrovia Centro-Atlântica, em Estiva Gerbi, interior de São Paulo. Com a colisão, oito vagões saíram dos trilhos e seis deles tombaram, espalhando a carga de soja pela linha férrea. Ninguém ficou ferido, mas os maquinistas passaram por observação médica.

Houve também vazamento de óleo. Os trabalhos de remoção dos vagões avariados começou após o acidente e a linha foi liberada durante a madrugada deste domingo, 12.

De acordo com a VLI Logística, dona das composições, um dos trens estava vazio e seguia de Santos, no litoral paulista, para Araguari (MG), quando acabou batendo no trem carregado de soja, que fazia o percurso de Uberaba (MG) para o porto santista, mas estava parado no momento da colisão.

As composições tinham duas locomotivas e 76 vagões cada uma. O choque aconteceu num pátio de cruzamento da ferrovia, na divisa com Mogi-Guaçu. Como houve vazamento de óleo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) enviou uma equipe ao local.

A VLI Logística disse em nota que, após a liberação da linha, funcionários permaneciam no local realizando outros trabalhos. A empresa informou ter havido vazamento de óleo lubrificante de uma das locomotivas, mas foi completamente contido com a chegada da equipe.

Segundo a empresa, o óleo não atingiu cursos de água e já foi recolhido. As causas do acidente estão sendo apuradas por uma comissão de técnicos da VLI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos