Topo

Ministro da Agricultura cancela licença após operação da PF

19.mai.2016 - Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  - Antônio Araújo/ MAPA
19.mai.2016 - Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Imagem: Antônio Araújo/ MAPA

Lu Aiko Otta e Luci Ribeiro

Brasília

17/03/2017 12h50Atualizada em 17/03/2017 13h16

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, cancelou uma licença que começaria na prática a partir da segunda-feira (20) para poder comandar a pasta na crise aberta nesta sexta-feira (17), com a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. "Estou no comando", afirmou ele ao jornal O Estado de S. Paulo. "Fora de Brasília, mas no comando", acrescentou o ministro, que está em um evento do setor em Mato Grosso.

De acordo com despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira, Maggi ficaria afastado do cargo durante 9 dias, a partir deste sábado, para "tratar de assuntos particulares".

Leia a íntegra da nota divulgada pelo ministro:

Diante dos fatos narrados na Operação Carne Fraca, cuja investigação começou há mais de dois anos, decidi cancelar minha licença de 10 dias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O que as apurações da Polícia Federal indicam é um crime contra a população brasileira, que merece ser punido com todo o rigor.

Neste momento, toda a atenção é necessária para separarmos o joio do trigo. Muitas ações já foram implementadas para corrigir distorções e combater a corrupção e os desvios de conduta e novas medidas serão tomadas.

Estou coordenando as ações, já determinei o afastamento imediato de todos os envolvidos e a instauração de procedimentos administrativos.

Todo apoio será dado à PF nas apurações. Minha determinação é tolerância zero com atos irregulares no MAPA.

Blairo Maggi

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento