Temer assinará acordo de visto de estudantes da comunidade de língua portuguesa

Carla Araújo

Brasília

O presidente Michel Temer anunciou na manhã desta quarta-feira, 5, durante reunião com a deputada Rosângela Gomes (PRB/RJ) e Delegação de Deputadas integrantes da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), a assinatura do acordo de visto de estudantes da comunidade de língua portuguesa.

Segundo ele, a ratificação deste ato terá efeitos também nas economias dos países. "Com isso estamos facilitando a circulação de estudantes. É uma medida que favorecerá o desenvolvimento econômico, educacional, técnico e social de outros países", afirmou.

A reunião seria a princípio fechada, mas o Planalto resolveu transmitir o encontro ao vivo pela TV do governo federal. Em seu discurso, Temer destacou ainda que o mundo vive hoje uma "tendência isolacionista" e que o acordo para liberar vistos a estudantes vai na direção contrária ao promover "mais integração, mais cooperação e mais diálogo".

O presidente disse ainda que o acordo busca "um futuro melhor" ao facilitar a mobilidade e que espera que o efeito seja um "exercício de tolerância" e "respeito a diversidade, que hoje sobre uma ou outra restrição".

Direitos

Em seu discurso, Temer destacou que as mulheres têm feito conquistas ao longo do tempo e sem citar a Reforma da Previdência estudada pelo governo - que prevê igualar a idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres - disse que após a Constituição de 1988 foi colocado que "homens e mulheres são iguais em direitos e deveres".

A cerimônia, realizada na sala de audiências do Planalto, contou com a presença dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos