Em almoço oferecido ao casal real sueco, Temer destaca reforma da Previdência

Carla Araújo e Tânia Monteiro

Brasília

O presidente Michel Temer voltou a destacar a importância da reforma da Previdência durante brinde em almoço oferecido ao Rei Carlos XVI Gustavo e da Rainha Sílvia da Suécia no Palácio Itamaraty. O casal real está visitando o Brasil desde o início da semana. No tradicional brinde feito por chefe de Estado, Temer disse que conversou com o casal real sobre as reformas que está implantando no País e que eles disseram que a reforma da Previdência foi feita na Suécia há 25 anos. "Eles fizeram e tiveram muito trabalho para fazê-lo", afirmou.

Na segunda-feira, 3, Temer recebeu o casal real no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, ao lado do governador Geraldo Alckmin e já havia ressaltado a necessidade da reforma. Ele citou ainda a reunião de empresários feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na qual o casal real sueco também participou, e disse que constatou o "vigor" dos empresários para fazer investimentos no Brasil.

Mais cedo, em entrevista à rádio Bandeirantes, Temer afirmou que tinha dado permissão para que se façam "os acordos necessários nesses tópicos, desde que se mantenha a idade mínima". Após reunião com o presidente nesta manhã, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), afirmou que o presidente autorizou modificações na proposta em relação a cinco temas: regra de transição, aposentadoria rural, Benefício de Prestação Continuada, pensões e aposentadorias especiais de professores e policiais.

Almoço

Temer recebeu o casal real no Itamaraty ao lado da primeira dama, Marcela Temer. Estão presentes no almoço, o ex-presidente Fernando Collor, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado; o presidente do Senado, Eunício Oliveira; o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy; o ministro da Defesa, Raul Jungmann; o ministro da Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sergio Etchegoyen.

Agenda

Após o almoço, o presidente participa de solenidade de apresentação de Oficiais-Generais promovidos no Palácio do Planalto. O evento está agendado para as 16 horas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos