Topo

Schwarzenegger aproveita visita a SP para pedalar em ciclovia da zona sul

Arnold Schwarzenegger pedalou por São Paulo no domingo - Reprodução/Twitter
Arnold Schwarzenegger pedalou por São Paulo no domingo Imagem: Reprodução/Twitter

Felipe Cordeiro

São Paulo

24/04/2017 13h07

O ator austro-americano Arnold Schwarzenegger, 69, aproveitou sua passagem por São Paulo para conhecer a rede cicloviária da cidade neste domingo ( 23).

Segundo a página de cicloativistas e ciclistas Bike Zona Sul, o astro de Hollywood pedalou pela ciclovia das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan, na zona sul da capital, desde a Vila Olímpia até o Morumbi, onde seguiu em direção à Marginal do Pinheiros.

O ator veio ao país para participar da quinta edição do "Arnold Classic 2017", uma das principais feiras de nutrição do mundo. Foi a primeira vez que o evento esportivo ocorreu em São Paulo. Nesta segunda-feira (24), Schwarzenegger foi recebido pelo prefeito João Doria (PSDB) na sede da prefeitura, no centro.

Segundo os organizadores da feira, eram esperados cerca de 4.000 congressistas, entre professores de Educação Física, nutricionistas e profissionais ligados à Medicina Esportiva, além de 80 mil participantes. A estimativa era de que o evento movimentasse R$ 100 milhões.

Schwarzenegger e Doria - Reprodução/Instagram/@schwarzenegger - Reprodução/Instagram/@schwarzenegger
Nesta segunda-feira, Schwarzenegger foi recebido pelo prefeito João Doria
Imagem: Reprodução/Instagram/@schwarzenegger

Ciclovias

Schwarzenegger tem o hábito de pedalar nas cidades que visita e havia afirmado que gostaria de conhecer as ciclovias de São Paulo.

O Bike Zona Sul ressaltou a importância da ciclovia da Berrini como ligação da rede. "Ela possui diversas opções de destinos para os cidadãos que usam a bike como modal de transporte, como Itaim Bibi, Pinheiros, Vila Madalena, Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e Vila Leopoldina ou prosseguir rumo a Moema, Ibirapuera, Jardim Europa, Paulista, centro ou até zona norte, tudo somente por ciclovias", declarou o grupo.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a capital paulista tem atualmente 498,3 quilômetros de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 468 quilômetros de ciclovias e 30,3 quilômetros de ciclorrotas.

A implantação dos espaços exclusivos para as bikes foi uma das principais bandeiras do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

Na quinta-feira (20), o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, afirmou que a atual gestão estuda mudanças na malha cicloviária da cidade. Uma delas seria a desativação da estrutura na Rua da Consolação, na região central, por ser considerada pelo secretário perigosa na descida sentido centro.