Topo

Sob protesto, Dirceu chega a local em que vai morar em Brasília

O ex-ministro José Dirceu, foi solto por habeas corpus do STF, chega ao apartamento onde vai morar no bairro Sudoeste, em Brasília - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O ex-ministro José Dirceu, foi solto por habeas corpus do STF, chega ao apartamento onde vai morar no bairro Sudoeste, em Brasília Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Vera Rosa

De Brasília

04/05/2017 21h47

Manifestantes do movimento #NasRuas protestam na noite desta quinta-feira (4) em frente ao prédio em que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vai morar, em Brasília. Aos gritos de "Supremo Tribunal, vergonha nacional" e "Dirceu, ladrão, seu lugar é na prisão", cerca de cinquenta manifestantes esperam a chegada do petista, que chegou no meio da noite.

"Estamos indignados com a soltura do Zé Dirceu", disse Carla Zambelli, porta-voz do #NasRuas. "O Supremo tem uma série de processos parados. Por que soltar justamente um bandido reincidente?"

protesto boneco - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Boneco inflável do ministro Ricardo Lewandowsk foi posicionado na entrada da garagem do prédio
Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

No início da manifestação, enquanto homens e mulheres puxavam as palavras de ordem do protesto contra o habeas corpus concedido pelo Supremo a Dirceu, uma mulher no prédio da frente gritou bem alto: "Fora, Temer!" Do outro lado da rua, uma manifestante com a bandeira do #NasRuas no ombro rebateu: "Foram vocês que puseram ele lá, querida!"

Um boneco inflável de 13 metros do ministro do Supremo Ricardo Lewandowski, um dos que votaram pela revogação da prisão preventiva de Dirceu - ao lado dos colegas Dias Toffoli e Gilmar Mendes - foi estrategicamente posicionado na entrada da garagem do prédio, por onde o ex-ministro deve passar. Alguns moradores batem panelas e motoristas simpáticos ao protesto fazem um "buzinaço".