Temer: Renan é de idas e vindas, é possível que volte para o governo

Daniel Weterman

São Paulo, 05 (AE)

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que acredita na volta do líder do PMDB do Senado, Renan Calheiros (AL), à base de apoio ao governo, mas que compreende a situação do ex-presidente do Senado. Nas últimas semanas, Renan tem sido um dos principais articuladores na Casa contra as propostas do Planalto.

Em entrevista à RedeTV! Concedida na terça-feira (2) e veiculada na noite desta quinta-feira (4), o presidente afirmou que o comportamento de Renan se deve às preocupações do senador em Alagoas, sua base eleitoral. "Eu compreendo isso", completou o presidente. "O Renan é o seguinte: primeiro minhas homenagens ao trabalho dele, mas, em segundo lugar, eu quero registrar que o Renan, eu tenho dito isso com muita frequência, é de idas e vindas. Ele já foi muitas vezes e voltou. Eu estou esperando que ele volte", afirmou.

Quando perguntado se acredita que Renan voltará ao governo, Temer afirmou que "eu não descreio disso, não, eu acho que é possível que ele volte". O presidente evitou se posicionar sobre uma saída de Renan da posição de líder do PMDB no Senado. Ele enfatizou que essa é uma decisão da bancada do partido.

Temer disse ainda que os próprios colegas de Renan não estão tranquilos com a conduta do líder. "Na verdade os senadores dizem 'poxa, mas o governo é nosso, o governo é do PMDB'."

O presidente disse ainda que as demissões no governo de afiliados políticos indicados por deputados que votaram contra a reforma trabalhista da Câmara são "um benefício moral" aos parlamentares que fizeram as indicações. "Quem vota contra o governo, é porque não está no governo. Vamos tirar uma pessoa, no fundo nós estamos fazendo um benefício moral para o indicante", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos