Temer recebe Imbassahy e Arthur Maia no Alvorada às 16h30

Idiana Tomazelli

Brasília

O presidente Michel Temer se reúne às 16h30 com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), no Palácio do Alvorada. Na próxima terça-feira (9), a comissão especial que analisa a proposta vai votar 11 destaques que podem alterar o texto-base aprovado no último dia 3, por 23 votos a 14.

Embora os trabalhos na comissão ainda não tenham sido concluídos, o governo já se prepara para a principal batalha na reforma da Previdência: a aprovação da proposta em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados, com o apoio de pelo menos 308 deputados. O governo ainda não tem esses votos, mas já traçou os movimentos que fará daqui para a frente para conquistar a vantagem necessária. Para isso, o Palácio do Planalto vai partir para o "vale tudo" na articulação política, lançando mão de agrados à base aliada, além de melhorar a estratégia de comunicação.

As concessões no texto, porém, estão no limite na avaliação do governo. A ordem agora é barrar movimentos de novas categorias que tentem obter direito a aposentadoria especial, como os guardas municipais. A margem de negociação no plenário prevê a inclusão dos agentes penitenciários na regra que permite idade mínima menor a policiais e a revisão das exigências para que servidores públicos que ingressaram até 2003 se aposentem com salário integral. Os dois pontos devem ser aprovados separadamente no plenário, em votação de destaques.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos