Topo

Após polêmica, governo nomeia presidente interino da Funai

O então diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, se reúne com lideranças indígenas em março deste ano - Mário Vilela/Funai
O então diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, se reúne com lideranças indígenas em março deste ano Imagem: Mário Vilela/Funai

Luci Ribeiro e André Borges

Brasília

09/05/2017 07h46

Depois de demitir o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), na semana passada, o governo federal publica nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU) novas mudanças no órgão, que é vinculado ao Ministério da Justiça, comandado pelo ministro Osmar Serraglio (PMDB).

Para o lugar do ex-presidente Antônio Fernandes Toninho Costa, foi nomeado Franklimberg Ribeiro de Freitas, que assume o comando da Fundação interinamente.

Freitas já trabalhava na instituição, como diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, cargo do qual foi exonerado nesta terça. Além disso, o governo tirou Janice Queiroz de Oliveira da chefia da Diretoria de Administração e Gestão da Funai e a substituiu por Francisco José Nunes Ferreira.

Toninho Costa, como é conhecido o ex-presidente da Funai, foi demitido do cargo na última sexta-feira (5). Ao saber da medida pelo Diário Oficial, embora sua saída já fosse dada como certa, ele tratou de convocar a imprensa ainda pela manhã para justificar a demissão.

Durante 12 minutos, Toninho Costa criticou duramente o governo e atribuiu sua demissão após três meses de trabalho a "ingerências políticas" que sofreu no período pela bancada ruralista liderada por Serraglio, além da "incompetência do governo, que abandonou a Funai e as causas indígenas".

O ministro da Justiça reagiu e, por meio de nota, disse que "dada a extrema importância que o governo dá à questão indígena", a Funai precisa de uma "atuação mais ágil e eficiente, o que não vinha acontecendo".