Depoimento de Lula a Moro tem repercussão na imprensa internacional

Bianca Bion

São Paulo

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro nesta quarta-feira, 10, em Curitiba, ganhou destaque em portais de notícias internacionais. As matérias tratam do embate político entre os dois e dos protestos no Brasil.

 

O jornal italiano 'La Repubblica' disse que "o dia da verdade chegou" e o confronto esperado entre Lula e Moro vai acontecer. O ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens após favorecer a empreiteira OAS. "O caso virou uma grande dor de cabeça", destaca. O La Repubblica fala ainda que o partido convocou milhares de militantes para a ocasião.

 

A BBC ressaltou que o depoimento vai influenciar o destino de Lula, lembrando que o petista é o candidato favorito para as próximas eleições presidenciais. Por isso, o portal afirma que Lula não estará falando apenas para o juiz. "As suas palavras serão medidas para passar a mensagem certa aos eleitores em todo o País".

 

Já o jornal Clarín, da Argentina, diz que o Brasil está sob tensão por causa do "explosivo encontro", que virou o assunto do dia. O depoimento é o momento para que o juiz Sérgio Moro prove suas hipóteses sobre a culpa do réu. E Lula deve demonstrar que as suspeitas são "artimanhas judiciais" que escondem uma perseguição política.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos