Ministro diz esperar que envio de cubanos ao Brasil no Mais Médicos seja retomado

Lígia Formenti

Brasília

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse esperar que o governo cubano retome o envio de profissionais para o Programa Mais Médicos, interrompido há um mês. Num gesto para ganhar confiança de Cuba, a pasta determinou o descredenciamento do programa de 49 municípios que incentivaram profissionais a entrar na Justiça para garantir sua permanência no Brasil.

A participação de profissionais cubanos no Mais Médicos será discutida numa reunião entre a vice-ministra de Cuba, técnicos do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde, marcada para esta tarde, em Brasília. "O envio será retomado. Tiramos do programa os municípios que estavam incentivando médicos cubanos a permanecer no Brasil. E o governo cubano se mostrou satisfeito com a medida", disse Barros.

A punição para prefeituras que incentivavam cubanos a permanecer no programa à revelia da vontade de Cuba foi definida há duas semanas, numa reunião entre Ministério da Saúde, conselhos de secretários estaduais e municipais. A estratégia foi considerada como um poderoso argumento para convencer o governo do país da América Central a manter o convênio, renovado ano passado, para o envio de profissionais.

Em abril, Cuba suspendeu o envio de 710 médicos ao programa, numa reação ao aumento expressivo de liminares concedidas na Justiça garantindo a permanência de cubanos que ficaram mais de três anos no programa. Foram ao menos 80.

A determinação para o descredenciamento deve continuar. Há duas semanas, a informação era a de que pelo menos 55 municípios incentivaram médicos de Cuba a ingressar na Justiça para continuar no País. As prefeituras notificadas do descredenciamento poderão apresentar defesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos