Vice-presidente da Câmara confirma jantar com Temer e parlamentares

Renan Truffi, Carla Araújo, Tânia Monteiro e Igor Gadelha

Brasília

O vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), confirmou que o presidente Michel Temer irá comparecer ao jantar oferecido por ele a parlamentares em sua casa, na noite desta terça-feira, 1. O encontro terá a presença de aproximadamente 80 deputados, segundo Ramalho, e servirá para unir a base aliada antes da votação da denúncia contra o presidente no Congresso.

A presença de Temer é vista como uma forma de tentar garantir que a sessão da Câmara de amanhã rejeite a denúncia por corrupção passiva contra ele. A ofensiva na reta final faz parte da estratégia do governo em não só garantir votos favoráveis, para tentar um placar significativo, como também o quórum necessário de 342 votos para que a votação seja realizada amanhã. O jantar de hoje à noite ainda não está, no entanto, na agenda oficial da Presidência da República.

Outro jantar em que Temer pode aparecer de última hora é do líder do DEM, deputado Efraim Filho (DEM-PB). O encontro dos democratas tem o objetivo de discutir as tratativas do partido com membros do PSB, interessados em mudar de partido, e com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Isso porque a cúpula do DEM se encontrou com Alckmin nos últimos dias. Na ocasião, o tucano foi informado de que os democratas, que hoje tem 31 deputados federais, sendo 29 em exercício, calcula que vai chegar a 50 deputados, se tornando uma das maiores bancadas da Câmara e superando a do PSDB, que tem 46.

Hoje, sem incluir na agenda oficial inicialmente, Temer participou de um almoço com cerca de 60 parlamentares da bancada ruralista. Depois, em um gesto incomum para um presidente, parou o trânsito e fez uma rápida visita ao deputado Heráclito Fortes, que faz aniversário hoje. A Casa de Heráclito ficava do outro lado da rua do encontro com ruralistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos