Ex-vice governador de Minas nega ter participado de mensalão tucano

Leonardo Augusto, especial para AE

Belo Horizonte

O ex-vice-governador de Minas Gerais Clésio Andrade negou nesta quarta-feira, 2, em depoimento à Justiça, que tenha participado do mensalão mineiro, seja como vice na chapa de Eduardo Azevedo (PSDB) na disputa pelo Palácio da Liberdade, em 1998, seja como ex-sócio das empresas de publicidade de Marcos Valério Fernandes de Souza. Clésio afirmou ter conhecido o ex-publicitário na "beirada da lagoa".

O mensalão mineiro é como ficou conhecido, conforme investigações do Ministério Público, o esquema de repasses de recursos de estatais do Estado para as empresas de publicidade de Marcos Valério. Em seguida, os valores, segundo as investigações, eram direcionados para a campanha pela reeleição de Azeredo, que foi derrotado.

Clésio ainda disse que deixou a sociedade com Valério em todas as empresas, por causa das eleições e por "desgaste empresarial". A empresa acusada pelo MP de receber os recursos era SMP&B Comunicação. Clésio, que também foi vice de Aécio Neves no governo mineiro (2003-2006), disse que Valério era "muito ambicioso, no sentido negativo" e que ele "impressionava muito". "As pessoas acreditavam nele."

O ex-vice alegou que só soube dos repasses pela imprensa. Sobre sua participação no levantamento de recursos para a campanha de Azeredo, disse ter participado de duas reuniões sobre o tema, mas que, depois, não foi mais convidado.

Valério foi condenado a 37 anos de prisão por envolvimento em outro mensalão, o do PT.

Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão pelo envolvimento no caso, em decisão de 1ª instância. O julgamento em 2ª instância ocorrerá no próximo dia 22. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos