Topo

Sobe para 21 o número de mortos no naufrágio de barco no Pará

23.ago.2017 - Equipes atuam no resgate de vítimas no rio Xingu - xingu230.com
23.ago.2017 - Equipes atuam no resgate de vítimas no rio Xingu Imagem: xingu230.com

Carlos Mendes, especial para a AE

Belém

24/08/2017 12h25

Mais corpos foram resgatados no rio Xingu na manhã desta quinta-feira (24) após o naufrágio do barco Capitão Ribeiro, elevando para 21 o número de mortos no acidente, segundo o governo do Pará. Pelo menos 23 pessoas sobreviveram.

As buscas por desaparecidos foram retomadas na manhã desta quinta. O dono do barco afirma que havia 48 pessoas a bordo e não 70, como foi divulgado. O homem começou a ser ouvido pela polícia no final da manhã.

Segundo a Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos, o barco não tinha autorização para fazer o transporte de passageiros e estaria irregular. A perícia na embarcação poderá determinar se havia segurança para os passageiros.

Relatos de sobreviventes e tripulantes apontam que o barco teria sido atingido por uma tromba d'água, um fenômeno semelhante a um tornado, segundo depoimentos colhidos pelo delegado Élcio de Deus, da polícia de Porto de Moz.

Havia no horizonte algo com o formato de um funil no céu, acompanhado de muita chuva e vento forte, e que teria pego o barco pela popa e o afundado. "Os tripulantes afirmam que a embarcação girou e afundou em seguida", afirmou o delegado.