Teste nuclear da Coreia do Norte é 'apavorante', diz Aloysio Nunes

Cláudia Trevisan, enviada especial

Xiamen; China

O teste nuclear da Coreia do Norte é "apavorante" e indica que o mundo está ficando cada vez mais perigoso, disse neste domingo na China o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. Segundo ele, a declaração final da reunião de cúpula dos Brics condenará a detonação, que foi a sexta e mais potente já realizada por Pyongyang.

O chanceler afirmou que o Brasil manterá aberta sua embaixada na capital norte-coreana, dirigida pelo encarregado de negócios Cleiton Schenkel. "É um funcionário corajoso, que está cumprindo bem o seu papel, sobretudo para nos dar informações sobre o que acontece no país, que é um ponto nevrálgico da política mundial. Nós vamos mantê-lo lá."

A explosão ocorreu poucas horas antes de o presidente da China, Xi Jinping, receber os líderes do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul para a 9ª Cúpula dos BRICS. Pequim é o principal aliado externo da Coreia do Norte e sofre pressão crescente para conter o programa nuclear de Kim Jon-un.

"É preciso deter essa escalada. O Brasil condena e apoia a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que aplica sanções à Coreia do Norte em razão dos testes nucleares."

A declaração final que será divulgada na segunda-feira condenará as ações de Pyongyang e pedirá o diálogo entre as partes. "Não podemos deixar de falar sobre a Coreia. A preocupação está aumentando e nós queremos que os BRICS se pronunciem sobre isso", afirmou o ministro em entrevista coletiva.

Segundo ele, há consenso para que o tema seja abordado, mas ainda falta definição sobre detalhes do texto. "É preciso a negociação. Não há saída fora de uma negociação entre as partes interessadas. Será nesse sentido a nossa declaração final nos BRICS, porque não há saída fora disso."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos