Topo

Sucesso nas redes sociais, foto irrita Alckmin

O autor da foto foi um publicitário que comanda a estratégia de redes sociais de Doria - Reprodução/Facebook/Geraldo Alckmin
O autor da foto foi um publicitário que comanda a estratégia de redes sociais de Doria Imagem: Reprodução/Facebook/Geraldo Alckmin

Pedro Venceslau

São Paulo

15/09/2017 08h25

A foto de Geraldo Alckmin (PSDB) na fila do embarque no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na terça-feira (12), rendeu 5,5 mil curtidas e 551 comentários na página do governador no Facebook, até o fim de tarde desta quinta-feira (14). O número supera a modesta média de interações do tucano na rede social, que fica entre 400 e mil curtidas.

Apesar do sucesso, a publicação irritou Alckmin e causou mais um mal-estar entre auxiliares dele e do prefeito João Doria (PSDB).

O autor da foto foi o publicitário Daniel Braga, que comanda a estratégia de redes sociais de Doria. Braga estava, por coincidência, no mesmo voo do governador para Brasília.

Ao ver a cena de Alckmin pacientemente esperando sua vez de entrar na aeronave no fim de uma longa fila, Braga fez a foto e a enviou para um integrante da equipe de Comunicação do Palácio dos Bandeirantes, que mandou o registro para a subsecretaria de Comunicação Social do governo, responsável pela publicação no Facebook. Ocorre que Alckmin não foi consultado e reprovou a iniciativa da divulgação.

Além de destoar do estilo contido do governador tucano nas redes sociais, o post gerou um clima de desconfiança mútua. Aliados de Doria viram como uma provocação pelo fato de o prefeito só usar seu próprio avião em viagens nacionais.

Já correligionários de Alckmin questionaram a motivação de Braga ao fazer a foto, enxergando na iniciativa a intenção de transformar o gesto do governador (de aguardar na fila e voar em jatos de carreira) numa mera jogada publicitária.

"Há uma vontade de criar animosidade minha com o prefeito. Quero desfazer isso. Dizem que postei a foto na fila do avião para cutucar o prefeito. Mas o assessor do prefeito estava indo para Brasília me viu lá e pediu para tirar foto. Isso é rotina. Eu jamais tiraria. Não tinha propósito de cutucar ninguém", disse Alckmin.

Daniel Braga afirmou que ao ver a cena achou que a foto renderia um post interessante. "Por isso tirei e mandei para equipe. A relação entre o governador e o prefeito é tão amistosa que Doria jamais reclamaria de uma coisa dessa", disse.

Institucional

Potenciais candidatos ao Palácio do Planalto na eleição de 2018, Doria e Alckmin mantêm estratégias diametralmente opostas nas redes sociais. Enquanto o prefeito leva sempre um profissional (pago com recursos próprios) para registrar cada passo em fotos e vídeos, Alckmin raramente quebra o protocolo institucional na internet.

A ideia é que no fim do ano ou no começo de 2018 o diretório do PSDB de São Paulo contrate um profissional para a área. Nas viagens que faz pelo Brasil, o governador geralmente leva apenas um ajudante de ordens e um assessor de imprensa. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".