Tucano diz que afastamento de Bonifácio distanciou Tripoli de parte da bancada

Igor Gadelha

Brasília

Integrante da ala governista do PSDB, o deputado Rogério Marinho (RN) classificou nesta quinta-feira, 5, como sectária e desrespeitosa a decisão do líder do partido na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), de destituir o deputado Bonifácio de Andrada (MG) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Para Marinho, a atitude distanciou o líder de parte da bancada e deve ter "consequências". Ele descartou, contudo, articulação para destituir Tripoli da liderança.

"Foi uma posição sectária. Ele está desrespeitando uma fração da bancada, como fez na primeira denúncia (contra o presidente Michel Temer), quando a bancada estava dividida e orientou voto a favor", afirmou Marinho à reportagem. "O mais grave ainda é que Bonifácio é um deputado de 10 mandatos, professor de Direito. Não era uma atividade programática do partido. Não houve fechamento de questão", acrescentou.

Tripoli retirou Bonifácio da CCJ após o mineiro ser escolhido relator da segunda denúncia contra Temer na CCJ. A avaliação da ala oposicionistas do PSDB é que a escolha de um relator tucano poderia trazer desgaste para a legenda. Apesar da destituição, Bonifácio continuará como relator. O PSC, que integra a base aliada de Temer, cedeu uma de suas vagas na comissão para o tucano.

"Foi uma atitude sectária, que pode gerar consequências na relação interna. Vou conversar com os demais deputados", disse Marinho. Ele descartou, porém, participar de qualquer movimentação para tentar destituir Tripoli da liderança, como outros tucanos da ala governista falam nos bastidores. "Ele (Tripoli) foi eleito e deve continuar na liderança até o fim. Mas evidente que ele afastou parte da bancada da liderança", declarou o deputado potiguar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos