Temer deve se reunir com advogado ainda hoje

Carla Araújo e Tânia Monteiro

Brasília

O presidente Michel Temer deve ter um encontro ainda nesta segunda-feira, 9, com o seu advogado, Eduardo Carnelós, para acertar os detalhes finais da sustentação oral que o defensor do presidente deve fazer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), possivelmente amanhã. Interlocutores do presidente que confirmaram que o encontro está sendo articulado não informaram, no entanto, se a reunião será no Palácio do Planalto ou no Jaburu, residência oficial, nem o horário que ela deve acontecer.

Carnelós defende Temer na denúncia por obstrução de justiça e formação de quadrilha apresentada pelo então Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Também são acusados com o presidente os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).

Calendário

Apesar de auxiliares do presidente reforçarem que o rito da denúncia é uma prerrogativa da Câmara, no Planalto a expectativa em torno do possível pedido de prazo do relator, o tucano Bonifácio de Andrada (MG), é vista com cautela. Uma fonte ligada ao presidente disse que esse possível adiamento poderia ter um efeito cascata e atrasar ainda mais o calendário da votação, o que não é desejo do governo.

Ontem, em reunião no Palácio do Jaburu com ministros e líderes, Temer quis saber sobre o andamento dos trabalhos na CCJ e foi avisado que talvez a leitura do parecer pudesse ficar apenas para depois do feriado. Segundo relatos, Temer reiterou que a decisão cabe ao presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, e se mostrou tranquilo, mas reforçou que gostaria de tirar essa agenda negativa da frente o quanto antes.

Auxiliares do presidente Temer já contam com obstruções e tentativas da oposição de ganhar tempo, como um pedido de vista coletivo, e dizem que será preciso respeitar o rito e torcer para que Bonifácio cumpra o prazo e faça a leitura amanhã pela manhã. Depois do relator, os advogados de defesa terão tempo para fazer a sustentação oral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos