Temporal com ventos de mais de 130 km/h provoca estragos e apagão no RS

Bibiana Borba

Cidades de várias regiões do Rio Grande do Sul amanhecem com árvores e postes derrubados, construções destelhadas, inundações e milhares de pontos sem energia elétrica devido a um forte temporal que atinge o Estado desde a noite desta quarta-feira, 18. Santa Maria, no centro do Estado, e Cruz Alta, no noroeste, registram o maior número de estragos. Ventos de mais de 130 km/h danificaram redes de luz, internet e telefonia na região, o que dificulta o trabalho das equipes de resgate.

Até o momento, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado não têm informações sobre vítimas, mas tentam contabilizar o número de moradores afetados e distribuir lonas para cobrir casas danificadas. Além dos fortes ventos, houve queda de granizo em municípios da metade sul e grande volume de chuva na Região Metropolitana de Porto Alegre, que amanhece ainda com chuva e alagamentos.

A capital gaúcha registrou ventos de 70 km/h, segundo o Centro Integrado de Comando da Prefeitura. Depois de passar pelo oeste, sul, centro e leste do Rio Grande do Sul, o temporal chega à metade norte - que inclui municípios da serra gaúcha e divisa com Santa Catarina - no início da manhã desta quinta-feira, 19.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que ao menos 13 estradas federais têm bloqueios. Prefeituras de mais de 20 municípios gaúchos já haviam decretado situação de emergência devido às chuvas da última semana no Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos