Topo

Quatro em cada cinco mortes de policiais são esclarecidas

Folhapress
Imagem: Folhapress

Marcelo Godoy

São Paulo

03/12/2017 09h00Atualizada em 03/12/2017 12h48

Os 30 homens do grupo da Corregedoria da PM responsável por caçar matadores de policiais detiveram 177 acusados desses crimes de janeiro de 2015 a setembro deste ano - uma detenção a cada cinco dias. Pela estimativa do major Flávio César Fabri, chefe do grupo da Corregedoria, 80% dos crimes contra policiais são esclarecidos.

Responsável também por investigar policiais corruptos e assassinos, o coronel Marcelino Fernandes da Silva, comandante da Corregedoria, afirma que o cumprimento da lei e o controle da letalidade - de janeiro de 2015 a setembro deste ano, 2.278 pessoas foram mortas por PMs no Estado - têm o efeito de parar a espiral de vingança que consome as vidas dos agentes da corporação. "Quando o policial age fora da lei, ele 'legitima' que o marginal execute policiais."

O coronel estava em seu gabinete, no bairro da Luz, no centro de São Paulo, quando recebeu em 18 de agosto dois áudios por meio de um aplicativo de conversa criptografadas. Eles continham um pedido de socorro que se espalhou pelos grupos de policiais. "Alô, eu sou a mulher do Felipe Henry, a gente acabou de ser assaltado. Atiraram nele, alguém me ajuda aqui, por favor!"

Felipe Henry Pereira Matos tinha 23 anos e apenas dois meses como policial. Havia decidido buscar a mulher, Luana Martins de Almeida Matos, e o filho de 3 meses, que moravam em Goiás. Foi em seu novo lar, no Grajaú, na zona sul, que tudo aconteceu.

O policial chegou com a família às 6h30 e foi abordado por dois bandidos. Quando perceberam a arma dele, o levaram para a garagem e o mataram com um tiro na nuca. Marcelino escuta depois outro áudio da viúva. "Socorro, socorro, ele não reagiu e mataram ele." O coronel começa a chorar. "Isso aconteceu na frente da mulher e do filho", conta, antes de retomar o fôlego. "Não temos espírito de vingança, mas de justiça. Nada vai trazer de volta a vida do policial."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

SP: PM à paisana reage a assalto com bebê no colo

Band Notí­cias