Topo

PT vê risco de 'rebeldia popular' sem Lula em 2018

13.dez.2017 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento com petistas em Brasília - Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo
13.dez.2017 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento com petistas em Brasília Imagem: Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Ricardo Galhardo

São Paulo

17/12/2017 09h08

O Diretório Nacional do PT aprovou ontem uma resolução política na qual reafirma a defesa da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diz que a eventualidade de o petista ser barrado pela Justiça pode levar à "rebeldia popular" e alerta para o risco de "desobediência civil" diante de suposta "arbitrariedade" do Judiciário.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de marcar para o dia 24 de janeiro o julgamento que pode tornar Lula inelegível - chamado de "casuísmo" no documento - dominou os dois dias de reunião da cúpula petista realizada em São Paulo.

Na resolução, o PT chama seus militantes à mobilização. A transformação dos diretórios municipais do partido em Comitês em Defesa da Democracia e de Lula foi anunciada anteontem, com a criação de uma comissão de mobilização e um calendário de manifestações que começa na terça-feira, com uma aula aberta de advogados na frente do TRF-4, em Porto Alegre, e prevê grandes atos em São Paulo e na capital gaúcha. O PT conclama ainda sua militância a enfrentar a "agressividade da extrema direita".