Topo

Verão estreia nublado para os paulistanos

Isabela Palhares, Juliana Diógenes e Carmen Pompeu, especial para AE

São Paulo

22/12/2017 07h23

O verão começou nublado nesta quinta-feira, 21, na capital paulista. A cidade amanheceu com céu encoberto, chuva leve e os termômetros ficaram em torno de 20,5.ºC. De acordo com a Climatempo, o mês de janeiro tem potencial para temporais com raios e granizo, com risco de alagamentos. No sertão nordestino, houve até registro de granizo.

Apesar da chuva durante todo o dia na cidade, não houve registro de alagamentos ou deslizamentos. Nos próximos dias, a circulação de ventos sobre o País vai trazer ar quente e úmido do Norte para o Estado de São Paulo, podendo causar temporais típicos de verão.

"A umidade e o calor da Amazônia descem para o restante do País, provocando a estação com mais chuva tanto em volume, quanto em frequência", diz Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

A expectativa é de um Natal chuvoso em todo o Estado, nos dias 24 e 25, especialmente na região metropolitana e no litoral. Já no réveillon, a chuva deve dar uma trégua. Em janeiro, serão poucos os dias com temperaturas acima de 30.ºC. Mas, em fevereiro e março, a expectativa é de recorde de calor, com chances de superar a média histórica e chegar a 35.ºC.

Nordeste

Já na cidades de Parambu, no sertão do Ceará, choveu granizo na quarta-feira, 20, à noite. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia, o fenômeno se deve à formação de cristais de gelo dentro de um tipo específico de nuvem. Não está ligado, porém, à grande quantidade de chuvas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.