Chuvas

Temporal alaga ruas, paralisa trens e provoca transtornos em bairros do Rio

Wilson Tosta

No Rio

Uma chuva intensa começou a cair em diversos pontos do Rio de Janeiro do fim da tarde do domingo (7) e prossegue na manhã desta segunda-feira (8).

O Sistema Alerta Rio informou que, ontem (7), em apenas uma hora, choveu 33% (50,6 mm) do esperado para todo o mês de janeiro (154,7 mm). A marca foi registrada na estação Barra/Barrinha, entre 20h15 e 21h15. Foi o maior índice pluviométrico no período.

Uanderson Fernandes / Agência O Globo
Temporal causou queda de muro em residência localizada no Itanhangá, na zona oeste da cidade

Outras estações, como Barra/Riocentro (28% às 20h45), Campo Grande (25% às 19h45) e Penha (24% às 21h), também detectaram grande volume pluviométrico.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio contabilizou, na noite e durante a última madrugada, 18 pontos com bolsões ou acúmulo de água em vias públicas. Madureira, Cascadura e Jacarepaguá estão entre os locais mais atingidos, mas há ocorrências em outros bairros.

Reprodução/Twitter/@diasrenatojr
Chuva inundou entrada do estacionamento de um shopping em São Gonçalo, na região metropolitana
Também houve queda de árvores e galhos, deslizamentos e afundamento de pista na Estrada Santa Maria, próximo ao cruzamento com a estrada do Tingui, em Campo Grande, no sentido Avenida Brasil.

O ramal de trens Belford Roxo chegou a interromper o trânsito de trens, mas voltou a funcionar no início da manhã, quando o trecho de Saracuruna foi interrompido. As informações são da Supervia, concessionária que opera a rede ferroviária. Já o BRT Transcarioca só funciona até a Estação Tanque.

A chuva também atingiu municípios do interior fluminense. Para esta segunda-feira, a previsão é de que as precipitações continuem.

José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Chuva provoca alagamento no bairro de Higienópolis, na zona norte do Rio

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos