Topo

Haddad afirma que não será candidato neste ano

Rodrigo Souto/UOL
Imagem: Rodrigo Souto/UOL

Vera Rosa

Brasília

12/01/2018 10h10

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que não concorrerá a nenhum cargo na eleição deste ano. Haddad foi convidado pelo partido para ser candidato ao Senado, mas, diante da decisão do vereador Eduardo Suplicy de disputar a vaga, disse que não entrará no páreo.

"Eu deixei claríssimo ao PT que não disputaria com Suplicy", disse Haddad. "Não faz sentido que sejam lançados dois nomes. Quando aconteceu de o mesmo partido eleger dois senadores? Só em 1994, no Plano Real."

Escolhido para coordenar o programa de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad negou, porém, que sua amizade com Suplicy tenha sido abalada pelo episódio. Nos bastidores do PT há comentários de um mal-estar entre os dois. "Qual mal-estar? Se há mal-estar, não é comigo", disse Haddad. "Eu estou muito confortável como coordenador do programa de governo do Lula."

Suplicy também negou atritos com Haddad sobre a vaga ao Senado. "Ele é meu amigo há 30 anos e pode contar comigo para o que quiser", afirmou.

O ex-prefeito tem sido citado como possível plano B do PT para a Presidência, caso Lula seja condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), no dia 24, e não possa concorrer. Haddad, no entanto, sofre resistências no próprio partido para ocupar a vaga. Se o PT tiver de substituir Lula na última hora, após esgotar todos os recursos judiciais, o mais cotado para o posto é o ex-governador da Bahia Jaques Wagner. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".