Acampamentos de apoio a Lula se dispersam no RS; lideranças do PT rumam para SP

Gilberto Amendola, enviado especial

Porto Alegre

As principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) que estavam no acampamento montado em Porto Alegre para reunir os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já estão a caminho de São Paulo. Eles viajaram para protestar contra a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Com a saída deles, o clima no local é de dispersão e, agora, a manifestação do pró-Lula, no acampamento, está em um momento de calmaria.

Artistas cantam músicas de cunho social e poetas declamam odes ao ex-presidente. Tem muita gente almoçando e uma parte das caravanas já deixou o local, como é o caso dos ônibus oriundos de Santa Catarina.

O sol é muito forte em Porto Alegre e os manifestantes disputam as sombras do local. Segundo informações da polícia, o combinado é que os manifestantes deixem ainda hoje o anfiteatro Por do Sol.

Como a expectativa era de que o julgamento acabasse por volta das 15 horas, o movimento está se esvaziando. Os sindicalistas, no carro de som, reclamam da demora da decisão da 8ª turma do TRF-4.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos