Eleição é questão pequena perto da intervenção no Rio, diz Moreira Franco
O Ministro-chefe da secretaria-geral da Presidência da República, Moreira Franco (MDB), afirmou nesta quinta-feira (22) que as eleições presidenciais de 2018 são uma causa muito pequena perto dos episódios de violência no Estado do Rio de Janeiro.
Ele negou que a intervenção federal na segurança fluminense tenha fins eleitoreiros e que o objetivo seja favorecer o presidente Michel Temer (MDB) em uma possível candidatura.
"Não há compromisso e preocupação tão pequena quanto querer subordinar uma política pública essencial e urgente para o Brasil como qualquer missão de natureza eleitoral", afirmou.
Há a expectativa do governo, no entanto, de que a intervenção da segurança do Rio agrade a população. "As pessoas do Rio estão engajadas em viver em paz", disse o ministro.
Moreira afirmou também que o presidente Temer recomendou aos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, "que não faltasse recurso" para financiar a intervenção federal no Estado.
Segundo o ministro, a criação do ministério da Segurança Pública, recém anunciada, dá a dimensão da visão do governo sobre a violência no País. "A operação não é localizada. Está no Brasil inteiro. Daí o ministério para coordenar e preservar o direito da sociedade civil de ir e vir.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.