Mídia internacional destaca decisão de Lula de descumprir prazo para apresentação

São Paulo

Os principais veículos de imprensa do mundo destacam em suas páginas na internet a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de descumprir o prazo para uma apresentação voluntária à Polícia Federal (PF) estipulado no mandado de prisão do juiz Sérgio Moro.

O New York Times, principal jornal dos Estados Unidos, ressalta que Lula "desafiou" o prazo das 17h para se entregar voluntariamente e acrescenta que a decisão do petista pode ser o prenúncio de uma "disputa dramática" com autoridades de segurança.

A atitude "desafiadora" do petista também faz parte da abordagem do Washington Post, que destaca que a resistência do ex-presidente se dá enquanto multidões se manifestam tanto contra quanto a favor dele.

A emissora americana CNN escreve na página inicial de seu site que Lula "falhou" em se apresentar para ser levado à prisão.

O britânico Financial Times afirma em uma parte de menor destaque da sua página inicial que "o presidente que transformou o Brasil faz sua última resistência".

Também na página inicial, o alemão Die Zeit ressalta que o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, afirmou ter recorrido ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para evitar a prisão.

O espanhol El País noticia que Lula "negocia com a Justiça sua entrega para ir ao cárcere" e faz uma cobertura em tempo real do caso.

O português Público vai além e, no principal destaque de seu site, afirma que "Lula não quer entregar-se hoje", também com atualizações ao vivo.

No italiano Corriere della Sera, a manchete da página inicial diz que, após não se entregar à polícia, o petista está "entrincheirado" na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

O argentino La Nación é mais um a evidenciar a cobertura do caso de Lula no maior destaque de seu site, com a manchete "Tensão máxima no Brasil: entrega de Lula à Polícia Federal é negociada".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos