Topo

Venezuelanos chegam a SP com quase nada e apreensivos

5.abr.2018 - Imigrantes venezuelanos chegam à igreja Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro do Glicério, na região central de São Paulo - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
5.abr.2018 - Imigrantes venezuelanos chegam à igreja Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro do Glicério, na região central de São Paulo Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Fabiana Cambricoli, Felipe Resk e Juliana Diógenes

São Paulo

06/04/2018 08h52

Transportados por ônibus do Exército e escoltados por homens da PM e da Guarda Civil Metropolitana, os primeiros venezuelanos acolhidos na capital paulista chegaram na tarde desta quinta-feira, 5, aos abrigos que serão seus lares nos próximos meses. O grupo de 104 imigrantes viajou de Boa Vista à cidade de São Paulo em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou às 13h30 na Base Aérea de Guarulhos.

Após as cinco horas de voo, os imigrantes ainda tiveram de esperar mais duas horas para embarcar nos ônibus que os levariam a três abrigos da cidade, por causa de um atraso na retirada das bagagens. A chegada aos espaços ocorreu por volta das 16h30. O maior grupo, de 74 estrangeiros, todos solteiros, foi para o Centro de Acolhida Temporária São Mateus, na zona leste, administrado pela Prefeitura. Já os estrangeiros que vieram em famílias foram encaminhados à Casa do Migrante, espaço ligado à Missão Paz, da Igreja Católica, e à Casa de Passagem Terra Nova, do governo estadual.

5.abr.2018 -  Imigrantes venezuelanos chegam à igreja Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro do Glicério, na região central de São Paulo, que tradicionalmente acolhe refugiados de diversos países, na tarde desta quinta-feira, 5. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na base aérea do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, no início da tarde, com um grupo vindo de Roraima. São pelo menos 100 homens e mulheres adultos solteiros, além de famílias com crianças. Segundo a Prefeitura da capital, esta semana chegarão 160 imigrantes somente para os equipamentos municipais. Ao todo, são esperados 300 venezuelanos nos próximos dias.  - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Blindados pelas forças de segurança e por membros da Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), os imigrantes não quiseram falar com a imprensa, mas, segundo agentes que tiveram contato com eles, demonstravam um misto de medo e esperança ao chegar à maior cidade brasileira.

No CTA São Mateus, três viaturas da GCM faziam a segurança. O receio era que o tumulto registrado na noite anterior, quando moradores de rua atiraram pedras e feriram um GCM ao ter de deixar o espaço, se repetisse. Antes da chegada dos venezuelanos, os guardas apreenderam em flagrante dois adolescentes por tráfico de drogas.

5.abr.2018 - Local onde os imigrantes venezuelanos ficarão abrigados em São Paulo, na igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério. - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Local onde os imigrantes ficarão abrigados na igreja Nossa Senhora da Paz
Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Crianças

Entre os refugiados, a situação mais vulnerável era a das famílias que chegaram com bebês pequenos - um deles, com 3 semanas de vida. Na bagagem, traziam apenas roupas e pertences de aparência antiga, evidenciando a situação de escassez do país de origem.

Segundo o padre Paolo Parise, diretor da Missão Paz, um dos momentos mais emocionantes na recepção dos imigrantes foi quando o grupo encontrou um casal de conterrâneos que já vive há mais tempo no Brasil. "Quando eles falaram que já estavam empregados, morando em um apartamento alugado, os recém-chegados ficaram com um olhar de esperança", conta o padre.

O casal citado decidiu se mudar para o Brasil após um deles, o jornalista Carlos Daniel Barroso, de 34 anos, ser sequestrado e espancado por questões políticas. Ele se mudou em 2016. A mulher dele, a professora Marifer Vargas, de 36 anos, veio no ano seguinte. "Chegou um momento que era muito difícil ter que decidir quem da sua família iria comer", relata ela.

Outro grupo de 82 venezuelanos chegará hoje. Ao todo, a cidade deve receber 300 imigrantes. "Vamos organizar as ofertas de emprego", diz o secretário de Assistência Social, Filipe Sabará. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.