Bairros da zona sul do Rio têm intenso tiroteio

Roberta Jansen

Rio

Os bairros de Leme, Copacabana e Botafogo, na zona sul, amanheceram nesta sexta-feira, 4, ao som de um intenso tiroteio. Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Babilônia e do Chapéu Mangueira fazem desde cedo uma grande operação nas duas comunidades, localizadas na divisa dos bairros.

Uma guerra de facções criminosas pelo controle de pontos de venda de drogas domina as comunidades há dois meses. O objetivo da operação é coibir o conflito. Os policiais foram surpreendidos por um grupo de traficantes e houve troca de tiros. Ainda não há informações sobre feridos ou presos.

Na zona oeste do Rio, Forças especiais da Polícia Militar voltaram nesta sexta-feira à Cidade de Deus, um dia depois de quatro suspeitos terem sido mortos em confrontos na comunidade.

A operação tem o mesmo objetivo da realizada na quinta-feira: encontrar os responsáveis pela morte do capitão da Polícia Militar Stefan Contreiras, na manhã de quinta, no Pechincha, em Jacarepaguá. Tiros foram ouvidos desde cedo, mas ainda não há informações sobre mortos, feridos ou presos. Informações não confirmadas que circularam pelo WhatsApp dizem que a operação de quinta e de sexta teria por objetivo vingar a morte de Contreiras.

Também na manhã desta sexta-feira, três policiais militares foram baleados no Rio. Dois PMs foram baleados por volta das 10h30 durante uma tentativa de roubo de carga na Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), em São Gonçalo, na região metropolitana. Os dois foram levados para o Hospital Estadual Alberto Torres.

Um outro PM foi baleado na Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O PM foi abordado por um homem em uma moto e foi acertado na cabeça e no punho. Ele foi levado ao Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, onde está sendo submetido a uma cirurgia para extração da bala. Desde o início deste ano, 41 PMs foram mortos no Rio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos