Topo

Haddad:se Lula concorrer às eleições para Presidência, disputa termina no 1ºturno

Nayara Figueiredo

São Paulo

28/07/2018 11h50

O ex-prefeito de São Paulo e coordenador do programa de governo do PT, Fernando Haddad, afirmou que "se Lula disputar as eleições para a Presidência, sabemos que termina no primeiro turno". O petista discursou durante a convenção estadual do partido, realizada neste sábado (28), na capital paulista, para confirmar o nome do ex-prefeito de São Bernardo do Campo Luiz Marinho como candidato ao governo do Estado.

Em sua fala, Haddad destacou a ausência de provas na condenação de Luiz Inácio Lula da Silva pela Lava Jato e confirmou as palavras do ex-presidente citadas em uma carta, lida anteriormente. Lula enfatizou sua inocência e a existência de um golpe para afastá-lo da corrida pelo Planalto.

Haddad foi a primeira autoridade do partido a chegar e um dos nomes mais representativos do evento. No entanto, não assumiu protagonismo como alternativa de candidato à Presidência, na eventual ausência de Lula. Há rumores de que o ex-prefeito esteja agindo nos bastidores neste sentido, porém, de maneira sutil. A simples presença de Haddad na conferência e sua ação como principal interlocutor de Lula seriam sinais de que o ex-prefeito poderia ser uma segunda aposta do partido.