Topo

Ministro da Defesa vê 'carência de investimentos' nas Forças Armadas

Oficial da Marinha em porta-helicópteros multipropósito construído no Reino Unido - Mister Shadow/Estadão Conteúdo
Oficial da Marinha em porta-helicópteros multipropósito construído no Reino Unido Imagem: Mister Shadow/Estadão Conteúdo

Marcio Dolzan

Rio

25/08/2018 12h34

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, afirmou neste sábado (25) que os recursos disponíveis às Forças Armadas "ainda são insuficientes para cuidar da nossa soberania".

A declaração foi dada a bordo do porta-helicópteros multipropósito Atlântico, maior navio da esquadra brasileira. O equipamento chegou hoje ao Rio de Janeiro, após ser adquirido junto à marinha britânica por 84 milhões de libras (R$ 443 milhões na cotação atual).

"[As Forças Armadas] continuam carentes de investimento, se considerar a nossa necessidade. O Brasil é um país como um continente, não há como abrir mão dessa percepção", afirmou Silva e Luna, que é general da reserva do Exército.

"Considerando a riqueza, nossa Amazônia Azul [área da costa brasileira equivalente à Amazônia] aqui dentro, que é a nossa principal área de deslocamento da nossa economia, com cabos submarinos, transporte marítimo, [a aquisição do navio] era uma necessidade a ser preenchida", continuou Silva e Luna.

Para o ministro, não há como "cuidar da nossa soberania" com o atual orçamento das Forças Armadas. "Os recursos orçamentários ainda são insuficientes para a nossa riqueza, para cuidar da nossa soberania. Esse esforço do governo tem sido feito, mas esse investimento em recursos de defesa e soberania ainda é insuficiente, considerou ele.

Marinha - Marinha do Brasil / Divulgação - Marinha do Brasil / Divulgação
Porta-helicópteros comprado pelo Brasil poderá ser usado em missões humanitárias
Imagem: Marinha do Brasil / Divulgação