Município tomba prédios do Teatro e do Palácio dos Tropeiros em Sorocaba
O decreto contempla também com o tombamento o prédio vizinho, do Teatro Municipal. Os dois edifícios foram projetados pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete. O Palácio dos Tropeiros recebeu o nome em homenagem ao tropeirismo, que tornou Sorocaba referência no comércio de tropas no Brasil colonial.
O prédio foi inaugurado em 1981 e, na época, chegou a ser considerado "estranho" e "faraônico". Hoje, o conjunto, em meio a lagos e jardins, é considerado o cartão postal da cidade e atrai visitantes.
O Teatro Municipal, que recebeu o nome de "Teotônio Vilela" em homenagem ao parlamentar que batalhou pela anistia geral aos perseguidos pelo regime militar, foi inaugurado dois anos depois.
Conforme o decreto, o objetivo do tombamento é garantir a preservação desse conjunto, "de grande valor histórico para o município e memória cultural da população". Os prédios receberam o grau máximo de preservação, garantindo a originalidade das construções interna e externamente.
O tombamento foi proposto por resolução do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP).
Conforme o parecer, a preservação dos prédios se torna necessária "devido às suas características arquitetônicas, com estilo brutalista que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado, e também por ser um ponto turístico da cidade, referência aos sorocabanos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.