Topo

Doria anuncia como "novas" medidas já tomadas por antecessores

25.out.2018 - Governador eleito de São Paulo, João Doria - Ale Frata/Estadão Conteúdo
25.out.2018 - Governador eleito de São Paulo, João Doria Imagem: Ale Frata/Estadão Conteúdo

Adriana Ferraz

São Paulo

31/10/2018 20h31

Eleito governador de São Paulo com 51,7% dos votos válidos, o ex-prefeito da capital João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (31) que vai estabelecer uma série de medidas que, segundo ele, têm por objetivo economizar e acabar com "mordomias de secretários estaduais e representantes da elite do governo".

"Vamos devolver centenas de automóveis alugados e vender outras centenas que estão sendo utilizados, ao meu ver, de forma inadequada. E o que vamos fazer? Aplicativos, mais fácil, mais rápido, mais moderno. Além disso, já temos táxis também por aplicativo em todo o Estado de São Paulo. É a forma de fazer um governo diferente e mais eficiente", diz o tucano, em vídeo divulgado à imprensa por sua assessoria.

Doria, no entanto, não menciona que a mesma decisão já foi tomada por seu padrinho político, Geraldo Alckmin (PSDB), e que está em vigor. Em dezembro do ano passado, o então governador concluiu uma licitação, vencida pelo aplicativo Cabify, para substituir 1,8 mil carros do governo e gerar uma economia de R$ 57 milhões por ano. Ele chegou a gravar uma corrida feita com uma motorista da empresa onde explicou a medida adotada.

Nesta terça-feira (30), o governador eleito também deixou de citar que o Palácio da Boa Vista, "a moradia de inverno do governador", já funciona como um centro cultural ao anunciar, também por vídeo, que vai acabar com a história de governador de São Paulo usufruir de mordomias, como palácios de inverno ou de verão.

"Ali não será mais um espaço de lazer para famílias de governadores, de vice-governadores ou amigos do governador. Vai ser um palácio frequentado por todos, será um centro cultural, um centro gastronômico para ajudar o turismo de Campos do Jordão", afirmou Doria, que cogita ainda fazer uma concessão para repassar a administração do local à iniciativa privada.

O Palácio da Boa Vista é considerado um museu paulista desde 1970, quando o governo abriu o espaço para visitação pública. Lá estão expostas obras de importantes artistas nacionais, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Candido  Portinari. A entrada é gratuita.

Questionado, Doria afirmou, por meio de sua assessoria, que a proposta de reduzir ou eliminar veículos será uma ampliação da iniciativa adotada pelo governador Geraldo Alckmin.

"Ainda não é possível dimensionar o número de veículos que serão devolvidos ou vendidos da frota estadual. A ampliação será possível porque antes municípios que não contavam com serviços de aplicativos de transporte ou táxis cadastrados agora já contam com o sistema."

O governador eleito não explicou por que omitiu que o Palácio da Boa Vista já é um centro cultural.