Viaduto: tráfego em SP está acima da média, mas abaixo do que esperava Prefeitura
Nesta quarta-feira, 21, a lentidão nas vias da cidade de São Paulo está acima da média desde 7h. Já às 7h30, o congestionamento era de 112 quilômetros nas vias da capital. A média de engarrafamento para o horário é de 81 quilômetros.
Segundo a Companhia de Engenharia do Tráfego (CET), às 8h30 a capital chegou à marca de 141 quilômetros de engarrafamento, ou 16,3% de retenção - a média da capital é de 13,8% para o horário.
O recorde de congestionamento de São Paulo neste ano foi no dia 6 de agosto, às 9h30: 208 quilômetros. A causa foi uma combinação de mau tempo provocado pelas chuvas e a volta às aulas de colégios e faculdades. Por volta das 8h44 desta quarta, a cidade registrava 177 km de lentidão, sendo a zona sul a mais congestionada.
O maior valor da história se deu no dia 23 de maio de 2012, quando foram registrados 249 km às 10h. A lentidão foi consequência de uma greve dos metroviários.
"O trânsito hoje na cidade de São Paulo está 20% acima do limite da média histórica. Nossa expectativa era que ficasse em 30% e não chegou", disse o prefeito Bruno Covas, que monitora a situação na sede da CET. Nesta quarta, ele voltou a dizer que não há prazo para conclusão das obras do viaduto.
Para Covas, o trabalho dos técnicos da CET e da Secretaria dos Transportes nos últimos dias e a colaboração da população contribuem para a minimização dos efeitos da interdição.
"A gente acredita que há duas razões principais para isso: o trabalho que os técnicos da CET e da Secretaria de Transportes fizeram ao longo desses dias. Eram previstas 10 intervenções e já foram feitas quatro, o que permitiu liberar 10 dos 15 quilômetros da pista expressa da Marginal. E também a colaboração da população", afirma Covas.
O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, afirmou que o trânsito acima da média era esperado. "Não há nenhum ponto fora da curva", disse.
"Está dentro do esperado, a gente tinha expectativa (de trânsito acima da média) nesse horário de pico da manhã, até que as pessoas entendessem as restrições", afirmou. Machado Neto monitora da sede da CET o fluxo em São Paulo nesta quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.