Acidente justifica diagnóstico de pontes e viadutos, diz presidente do TCM
"Ao Tribunal de Contas agora cabe acompanhar a execução contratual. Já existe um ato do prefeito e do secretário contratando a empresa para cuidar da questão emergencial", afirmou Silva Filho, sobre a obra. O presidente do TCM e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, fizeram nesta quinta-feira uma vistoria técnica na estrutura.
Silva Filho também disse que o órgão vai analisar se há emergência para obras nas demais estruturas da capital. "Nem todas as obras da cidade de São Paulo tem o mesmo tempo - para as recentes, por exemplo, pode não haver emergência. Este acidente justifica uma ação organizada do Executivo para fazer um diagnóstico de todas as obras de arte (pontes e viadutos) na cidade de São Paulo."
Nesta quinta-feira, operários realizam a instalação da 10.º e última estaca. Ao total são dez estacas que ficarão fixadas entre a estrutura de concreto e o solo. Elas irão sustentar uma base de apoio onde serão colocados os macacos hidráulicos para reerguer o viaduto que cedeu na madrugada do último dia 15.
De acordo com Aly, a elevação da estrutura irá aliviar o pilar de sustentação que foi danificado. "Neste momento nós estamos trabalhando para aliviar a tensão na transversina de apoio que está comprometida e foi objeto deste acidente", disse o secretário.
1º dia útil
No primeiro dia útil de interdição de cerca de 5 quilômetros da pista expressa da Marginal do Pinheiros, por causa da queda de um viaduto da via na altura do Parque Villa-Lobos, o paulistano usou como opções alternativas para circular pela cidade a Marginal do Tietê, o corredor Norte-Sul, formado pelas Avenidas 23 de Maio e Washington Luiz, e ainda o uso de bicicleta, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
Nos horários de pico da manhã, a cidade teve um trânsito 25% maior do que as médias máximas registradas pela companhia. O pico, às 9 horas, foi de 152 quilômetros de trânsito parado -- a média máxima é de 122 km. Mas, no horário da tarde, o máximo atingido foi de 87 quilômetros, às 17h, valor dentro da média para o horário, que varia entre 56 e 100 quilômetros de lentidão.
A avaliação da Prefeitura é que as medidas já adotadas para mitigar o impacto do trânsito com o bloqueio da Marginal do Pinheiros, fechada desde quinta-feira, 15, e sem previsão para reabir, foram adequadas no primeiro momento. Mas precisam continuar a ser monitoradas.
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