Topo

FHC revela ter votado nulo para presidente no 2º turno

22.mai.2018 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - Carine Wallauer/UOL
22.mai.2018 - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) Imagem: Carine Wallauer/UOL

Pedro Venceslau

São Paulo

17/12/2018 21h58Atualizada em 17/12/2018 22h21

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse em palestra na noite desta segunda-feira (17) que votou nulo para presidente no segundo turno deste ano.

"Eu não votei nele [Jair Bolsonaro, presidente eleito], e também não votei no PT" [do candidato Fernando Haddad], disse o tucano.

Ao longo da campanha, o ex-presidente fez críticas a Bolsonaro via Twitter, mas em nenhum momento manifestou apoio a Haddad.

A palestra de FHC nesta noite marcou o encerramento do programa de formação de jovens "Legado para Juventude", iniciativa foi idealizada por ele e pela educadora Daniela de Rogatis. No evento, realiazdo em São Paulo, ele também lançou o livro "Legado Para a Juventude Brasileira - Reflexões sobre um Brasil do qual se orgulhar".

O ex-presidente e a educadora começaram a idealizar o projeto em 2013, no auge das manifestações de junho. A iniciativa é voltada à preparação de jovens lideranças empresariais e ao aprofundamento do debate sobre a transição geracional em diversos setores da sociedade brasileira.

"Fim de um ciclo"

Na palestra, FHC afirmou que o governo do presidente Jair Bolsonaro, que toma posse no dia 1º de janeiro, representa o "fim de um ciclo" iniciado na Constituinte de 1988, que tinha como pensamento majoritário o monopólio do Estado.

"Acho que o novo governo vai terminar um ciclo. Esse ciclo já estava morrendo. Precisa morrer. Não sei se ele [Bolsonaro] será capaz de criar outro ciclo. Tenho uma interrogação", afirmou.

FHC disse ainda que quer ver primeiro o governo Bolsonaro para depois julgar. "Sou contra opiniões precipitadas. Quero ver primeiro para depois julgar. Minha torcida é a favor do Brasil", afirmou.