Porta-voz do Vaticano e vice anunciam pedido de demissão
O Vaticano tem lidado com duras críticas causadas pela crise referente aos casos de abuso sexual e a resposta que tem dado aos episódios. A renúncia ocorre em um momento de mudanças no sistema de comunicação da Santa Sé. Neste ano, o papa revisou o escritório de comunicações do Vaticano, que inclui um jornal, um serviço de rádio e uma editora.
Em sua conta no Twitter, Burke disse que as demissões entrariam em vigor em 1º de janeiro. "Neste momento de transição nas comunicações do Vaticano, achamos que é melhor que o Santo Padre esteja completamente livre para montar uma nova equipe". Em outra publicação, ele afirmou que a experiência de atuar no Vaticano foi fascinante.
Paloma foi a primeira mulher a chegar ao posto de subdiretora da sala de imprensa da Santa Sé. Ela também se manifestou na rede social e agradeceu ao ex-diretor e ao pontífice.
Um breve texto foi divulgado pelo Vaticano sobre o assunto, mas não dá detalhes sobre o que motivou a renúncia dos profissionais. O prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, nomeado em julho do ano passado, elogiou o profissionalismo dos jornalistas e disse que a saída deles foi "autônoma" e de "livre arbítrio".
Gisotti também se posicionou e afirmou que mantém com Burke e Paloma "uma relação de estima e amizade".
Viagens
Ruffini disse ainda que 2019 será um ano "denso" e que vai demandar "máximo esforço da comunicação", tendo em vista os compromissos do pontífice.
A Jornada Mundial da Juventude, no Panamá, e viagens para os Emirados Árabes Unidos, Bulgária, Macedônia e Marrocos estão previstas na agenda do papa Francisco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.