Velocidade de carros teve queda de até 81% após queda de viaduto
Os dados constam em estudo preliminar da empresa de aplicativo de transportes 99. A companhia fez uma análise das informações coletadas do telefone e do GPS dos usuários do app antes e depois do acidente, com informações de origem e destino, rotas e velocidade desenvolvida em cada trajeto. A coleta é feita de forma anônima, sem expor detalhes dos passageiros dos aplicativos, segundo a empresa.
Na Marginal do Pinheiros, no horário de pico da tarde (das 17 às 20 horas), uma análise feita em 7 de novembro, a quarta-feira antes do acidente, apontou que o trecho da pista sentido Interlagos que compreende o Jockey Club tinha velocidade média de 26,57 km/h.
Na contagem seguinte, feita em 21 de novembro, a quarta-feira após o ocorrido, neste mesmo trecho, a velocidade média foi de 4,99 km/h - a mesma alcançada por uma pessoa a pé. Já na pista sentido Castello Branco, na altura do Parque Villa-Lobos, a redução foi para quase metade da velocidade anterior - de 39,44 km/h para 15 km/h.
A 99 observou ainda o trânsito na cidade como um todo. A Vila Leopoldina, perto do viaduto que cedeu, foi o destino de viagens que mais piorou. Os trajetos que tiveram o bairro como destino ficaram 14% mais demoradas. Depois, vem a Casa Verde, na zona norte, com 13% de piora, e a Barra Funda, com 11%.
"Quando o sistema viário estratégico é afetado, o congestionamento é repassado para toda a cidade. Se é em uma via qualquer, só o entorno é afetado. Isso que aconteceu era esperado", disse Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes.
A representante comercial Maria Emília Rocha, de 43 anos, que mora perto da Vila Leopoldina, viu mudança nos picos. "Antes, o trânsito maior era para eu ir ao trabalho (zona sul). A volta era mais tranquila, contrafluxo. Demorava 10 minutos a menos. Agora o trânsito também é forte na volta. Gasto 50 minutos para ir e para voltar."
Medidas
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) disse, por nota, que "desconhece a metodologia da pesquisa" e que, por isso, "não é possível comentar o resultado". Destacou que, para reduzir impactos, criou novas alças de acesso da pista expressa para a pista local da marginal, de forma que um trecho de "apenas 2,9 km da pista expressa continuam totalmente bloqueados no sentido Castello Branco". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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