Rosa Weber anuncia roteiro de trabalho do TSE em 2019
Durante a sessão que marcou a abertura do ano judiciário da Corte Eleitoral, Rosa Weber informou que o tribunal, por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral, organizará uma série de debates com o objetivo de criar um ambiente favorável à elaboração de soluções para a reforma política e eleitoral.
De acordo com a presidente do TSE, estão em andamento estudos técnicos para a aquisição de novas urnas eletrônicas. A compra dos equipamentos é necessária, segundo explicou Rosa, devido ao aumento do número de eleitores e à atualização tecnológica das máquinas - inclusive em função de sua compatibilização com a votação biométrica.
Rosa disse ainda que a Secretaria Judiciária do TSE, em parceria com a Assessoria Técnica da Corte, planeja implementar uma gestão de riscos no processo eleitoral, a fim de identificá-los e, posteriormente, evitá-los.
Segundo a presidente do TSE, está prevista para março a realização de um seminário internacional sobre a propagação de fake news durante eleições e que contará com a participação de representantes de setores ligados ao tema e especialistas de diversos países.
"Embora este seja ano não eleitoral, há muito a ser feito. Vale lembrar que o tempo de execução não é mais importante do que o tempo de preparo. Os bons frutos não prescindem de cuidadosa semeadura. Por isso, o ano de 2019 não se empalidece frente aos anos de 2018 e 2020, de eleições gerais e municipais", disse.
Participaram da sessão com Rosa Weber os ministros Edson Fachin, Marco Aurélio Mello, Og Fernandes, Luis Felipe Salomão, Tarcísio Vieira e Sérgio Banhos e o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.