Alexandre: projeto de Moro pode tramitar com textos apresentados ano passado
Segundo Moraes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, teria dito que irá montar a comissão especial, devendo colocar os projetos da comissão de juristas em andamento junto ao PL do Código de Processo Penal, cujo relator é o deputado federal João Campos (PRB-GO). "Parece que o João Campos será o relator, e vai tocar os projetos que apresentei junto com o (do) Código de Processo Penal, e o projeto que for apresentado, dai, vai ser anexado nesse", disse Moraes, referindo-se ao projeto do ministro da Justiça, que deverá ser encaminhado ao Congresso na próxima semana.
Em junho do ano passado, a comissão de juristas presidida por Moraes apresentou dois projetos de lei ao Congresso Nacional que procuram, entre outras mudanças, agilizar o procedimento penal para crimes sem violência ou grave ameaça, e prever maior rigidez em pontos como progressão de pena e isolamento de lideranças do crime na cadeia.
Segundo apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, Maia ainda não teria decidido como será a tramitação dos projetos, mas a avaliação é de que Moraes conhece bem o texto do Moro. Daí resultaria o entendimento de que as duas propostas poderiam tramitar em conjunto.
Ao falar com jornalistas antes da sessão plenária desta quinta-feira, Moraes também comentou os pontos diferentes e similares entre os PLs da comissão de juristas e de Moro. "A gente tratou mais da questão do crime organizado, o 'plea bargain', as varas colegiadas (na primeira instância para julgar crime organizado). O do Moro é para ser mais amplo, tem pontos semelhantes e diferentes", disse o ministro, citando a questão do acordo penal e do regime disciplinar diferenciado, que ambos abordam.
Questionado sobre a proposta de Moro em torno do excludente de ilicitude, sobre a possibilidade de redução ou isenção de pena de policial que causar morte em serviço, Moraes desconversou. "Pode chegar aqui e eu vou ter que julgar", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.