Campanha de Carnaval contra aids usa tom sóbrio e não se refere a gays
A campanha de prevenção à aids para o Carnaval será mais sóbria e sem referência ao público gay. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, responsável pela escolha do material que será usado nos próximos dias, vetou peças gráficas com referências a casais do mesmo sexo. Preferiu um material classificado como "genérico" e com um tom de advertência mais carregado. Em vez do clima festivo, a ideia foi reforçar a responsabilidade para a prevenção. Filme e cartazes serão anunciados hoje (22) pelo governo.
A referência ao público gay é apontada por especialistas em estratégias de prevenção de HIV/aids como essencial. Sobretudo no momento em que é crescente o total de infecções registradas em homens jovens que fazem sexo com homens.
Boletim do Ministério da Saúde mostra que 53,6% dos registros de casos novos de HIV na população masculina ocorreram entre homossexuais. Em 2010, o porcentual era de 44,3%. Profissionais que trabalham na prevenção dizem ser importante que grupos se reconheçam nas campanhas. A estratégia abre caminho para que a mensagem cause impacto e haja mudança de comportamento.
A recomendação do ministro Mandetta, no entanto, foi de ressaltar as consequências da falta de prevenção e a necessidade de despertar a responsabilidade do indivíduo. Esse tom já havia sido identificado nas campanhas de imunização, que mostravam pessoas com sequelas de doenças que poderiam ter sido prevenidas com a vacinação.
Questionado sobre a ausência de referências ao público gay, o Ministério da Saúde afirmou que a campanha de prevenção à aids tem como foco o grupo masculino, independentemente da orientação sexual. De acordo com a pasta, a escolha do público-alvo foi norteada pelo fato de que 73% dos casos novos da infecção ocorreram entre homens. Desse total, 75% entre homens de 15 a 39 anos.
Jenifer
A campanha deste ano usa como mote a música Jenifer, de Gabriel Diniz. Além das peças de campanha, o Ministério da Saúde lança uma embalagem para preservativos distribuídos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Escolhida num concurso, traz uma imagem que remete ao símbolo usado para ligar e desligar aparelhos eletrônicos, uma forma, de acordo com a pasta, para também deixar clara a responsabilidade individual.
Como o jornal O Estado de S. Paulo revelou, o Ministério da Saúde retirou do ar no início deste ano uma cartilha voltada para homens trans. Uma das páginas da cartilha exibia um esquema do órgão sexual feminino e um desenho de uma espécie de seringa invertida, batizada de "pump", usada para aumentar o clitóris. Quase um mês depois, o material foi novamente colocado na página da pasta na internet, mas desta vez sem ilustrações consideradas "polêmicas".
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.