Toffoli diz em evento na FGV que alertou Guedes sobre judicialização de reformas
"Eu disse a ele, Guedes: toda reforma constitucional aumenta potencialmente os conflitos porque você coloca mais texto na Constituição. Quanto mais texto na Constituição, mais norma no caso concreto vai ser exigida e quem edita a norma no caso concreto é a Justiça", discursou Toffoli. "A culpa é da Justiça ou da sociedade? Temos que refletir sobre isso."
Toffoli defendeu uma reforma tributária que simplifique o sistema e "tire da Constituição quase tudo" para evitar a judicialização. De acordo com ele, há 1 trilhão de processos sobre tributação pendentes no Judiciário, quadro que ele classificou como "esquizofrenia". "Eu disse para o Paulo Guedes: como é que vocês vão explicar isso para um investidor?"
Pacificação
Ao falar sobre integração entre os Poderes, Toffoli comentou indiretamente episódios de atritos. "Nas últimas três, quatro semanas, como é público e notório, passamos muito tempo atuando para apaziguar as coisas. Felizmente, parece que agora as coisas vão andar no bom caminho", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.