Topo

Senador diz que vai protocolar pedido de impeachment de Toffoli e Moraes

Daniel Weterman

Brasília

16/04/2019 18h21

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) anunciou que um grupo de senadores vai protocolar ainda hoje pedidos de impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, (STF), Dias Toffoli, e o ministro Alexandre de Moraes após ações determinadas no âmbito do inquérito que apura supostos ataques contra a Corte.

De acordo com o parlamentar, os pedidos terão como argumento a tese de que houve crime de responsabilidade através de abuso de poder na abertura do inquérito, determinada por Toffoli, e nas buscas feitas pela Polícia Federal e bloqueio de redes sociais, determinadas por Moraes.

"Não estamos buscando pacificação, estamos buscando transparência", disse Vieira, quando questionado se haveria uma forma de pacificação que não fosse os pedidos de impeachment.

Minoria

O líder da minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse entender que há elementos para pedidos de impeachment contra os dois. "Temos elementos mais do que suficientes", declarou. "Eu rogo aos membros de bom senso do STF que restabeleçam a ordem constitucional", declarou, citando o risco de uma "conflagração" entre Poderes.