Topo

DEM usa convenção para exaltar Doria presidente e apoiar reeleição de Covas

28.abr.2019 - Bruno Covas (à esq.), Rodrigo Garcia (centro) e João Doria na convenção estadual do DEM em SP - GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
28.abr.2019 - Bruno Covas (à esq.), Rodrigo Garcia (centro) e João Doria na convenção estadual do DEM em SP Imagem: GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedro Venceslau

28/04/2019 20h19

O DEM transformou sua convenção estadual realizada hoje, na Assembleia Legislativa de São Paulo, em palanque para anunciar o apoio da sigla à reeleição do prefeito da capital, Bruno Covas (PSDB), nas eleições do ano que vem e exaltar o governador João Doria (PSDB) como pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022.

Ao chegar ao auditório Franco Montoro, Doria foi saudado pelo locutor Jorge Tadeu Mudalen, ex-deputado e ex-presidente do DEM, como "futuro presidente do Brasil" e o vice-governador Rodrigo Garcia, que foi eleito presidente do DEM-SP, como futuro governador.

"João, você vai chegar lá porque é uma pessoa determinada. Rodrigo, você tem uma responsabilidade enorme de suceder o João Doria", disse Mudalen. "Se o bom Deus quiser vamos ter Doria presidente. Estamos firmes como uma rocha com você, Bruno", disse em seu discurso o vereador Milton Leite, presidente do DEM paulistano, diante de uma plateia de cabos eleitorais que lotou o auditório.

Leite também foi eleito secretário-geral do DEM paulista. "Vamos apoiar o Bruno Covas. Aqui na capital está definido o jogo", disse Leite antes do evento. Quando questionado sobre sua candidatura à reeleição, o prefeito desconversou e disse que ainda é cedo para tratar do assunto.

O ex-ministro Gilberto Kassab (PSD), secretário licenciado da Casa Civil paulista, participou do evento, mas foi embora cinco minutos antes da chegada de Doria e Covas. O senador José Serra (PSDB), e o presidente da Assembleia, Caue Macris (PSDB) também estiveram na convenção.

"Vamos tentar caminhar juntos para mostrar uma força partidária sob a liderança do João Doria para o futuro", disse Rodrigo Garcia em seu discurso. Reservadamente, tucanos já trabalham com o cenário de Garcia no comando do Palácio dos Bandeirantes e defendem que o PSDB apoie sua reeleição em 2022, quando Doria se licenciar para disputar o Palácio do Planalto.

Fusão

Durante a convenção do DEM, o debate sobre a fusão da sigla com o PSDB foi tratado abertamente. "Essa discussão (fusão PSDB entre DEM) está na mesa. Vamos avaliar com outros partidos também. A discussão ainda embrionária", disse Milton Leite ao jornal O Estado de S. Paulo.

O prefeito Bruno Covas, por sua vez, afirmou que o assunto será tratado após a convenção nacional do PSDB, em maio.

"Passada a convenção nacional do PSDB e a provável eleição do Bruno Araújo como presidente do partido, vamos começar a discutir o futuro do partido. Não há nenhum preconceito em relação à fusão. Vamos avaliar qual será o programa do PSDB ou que resultar a fusão com outro partido. Essa discussão vai ser colocada na mesa após a convenção nacional", disse Covas,