Topo

Guedes: Maioria das críticas à política ambiental de Bolsonaro é 'barulho'

Paulo Guedes fala sobre reforma da Previdência da CCJ da Câmara - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Paulo Guedes fala sobre reforma da Previdência da CCJ da Câmara Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Fernanda Nunes e Vinicius Neder

Rio de Janeiro

13/09/2019 21h05

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira, 13, que "há muito barulho" nos alertas feitos sobre o desmatamento e a queimada na Amazônia. Segundo ele, a dimensão do incêndio deste ano é inferior à da média dos últimos 14 anos. "Tem desmatamento, continua havendo algum. Mas a maioria disso é barulho", afirmou ele a correspondentes estrangeiros, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.

Guedes disse também que não existem conclusões científicas capazes de comprovar que a ação humana esteja provocando o aquecimento global. Em sua opinião, o tema é complexo e as bases científicas são precárias.

"Por outro lado, existe também aquele sentimento de soberania, que diz o seguinte: e vocês, alemães, onde estão suas florestas? Por que não são tão duros com a China? Por que não exigem isso da Rússia?", afirmou o ministro, que sugeriu interesses comerciais, principalmente do agronegócio europeu, nas críticas à política ambiental do governo de Jair Bolsonaro.

Segundo Guedes, o Brasil respeita o Acordo de Paris e está combatendo o desmatamento e a mineração ilegais. "Agora, somos um país de recursos escassos", disse.