Topo

Padre polonês é morto em obra de igreja em Brasília

Ana Paula Niederauer e Fabrício de Castro

Brasília

22/09/2019 17h46

O padre polonês Kazimierz Andrzej Wojno, de 71 anos, foi estrangulado com fios de arame e morto na noite de sábado, 21, após missa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte de Brasília. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, o crime foi um caso de latrocínio - roubo seguido de morte. Além de matarem o pároco, conhecido na comunidade como "padre Casemiro", os criminosos arrombaram cofres localizados na casa paroquial.

"Foi um crime cruel pela forma que ele foi executado. Não havia a menor necessidade de cometerem esta barbárie", afirmou o delegado Laércio Rossetto, da 2ª Delegacia de Polícia. "Se eles queriam roubar, podiam ter roubado, poderiam ter mantido ele dentro do banheiro. Não havia necessidade de matar."

No início da noite de sábado, o padre celebrou uma missa na paróquia, às 18h30, e depois se dirigiu à casa paroquial, nos fundos da igreja. Ao lado da casa, é realizada uma obra de ampliação. Conforme a polícia, o padre e um funcionário da igreja teriam sido rendidos por pelo menos quatro bandidos.

Eles amarraram os pulsos, as pernas e o pescoço do padre, na altura da cervical, enquanto o funcionário José Gonzaga da Costa, de 39 anos, teve os pulsos e as pernas imobilizados. O padre foi estrangulado com fios de arame. "Houve arrombamento de mais de um cofre lá (na casa paroquial)", disse o delegado. "Encontramos maquinário. Tudo indica que eles cometeram assassinato para roubar."

Rossetto não informou exatamente quantos cofres haviam na casa e se todos foram arrombados. Segundo ele, os detalhes ainda estão em fase de apuração. O que se sabe até o momento é que os invasores roubaram objetos do cofre. "Não temos levantamento completo do que foi levado, mas posso assegurar que são objetos de valor", acrescentou o delegado.

A polícia trabalha com a estimativa de que os bandidos permaneceram cerca de três horas no local. Imagens de vídeo obtidas pela polícia, de câmeras do entorno, mostram que eles saíram do local a pé, após pularem a cerca que delimita o terreno da igreja. Ainda não se sabe se, mais adiante, pegaram algum veículo. O funcionário da igreja que foi rendido conseguiu pedir ajuda a um vigia de um estabelecimento próximo e, a partir daí, a polícia foi avisada.

Rossetto afirmou ainda que a polícia já tem alguns suspeitos e está colhendo depoimentos, inclusive do funcionário da igreja. A polícia trabalha com a hipótese de que as pessoas que participaram do latrocínio tinham conhecimento da rotina da igreja e dos próprios cofres que estavam na casa paroquial. "Elas vieram determinadas a cometer o roubo e a matar o padre", disse o delegado.

Repercussão

Mesmo com o crime na noite de sábado, houve celebração de duas missas na Paróquia Nossa Senhora da Saúde na manhã deste domingo, 22. Segundo o padre João Firmino, pároco da Catedral de Brasília, os fiéis estão consternados.

"Todos conhecíamos o padre Casimiro. Ele já tinha mais de 25 anos na paróquia, 40 anos de Brasil. Era um padre amado", afirmou Firmino. "Ele tinha um jeito durão, mas sempre atendia as pessoas que viessem pedir (auxílio)", acrescentou.

Em nota, a Arquidiocese de Brasília lamentou a morte do religioso e informou que acompanha o caso. "Convidamos a todos para participarem do velório e da missa e exéquias na Paróquia N. Sra. da Saúde".

Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirmou que "todos os esforços estão sendo enviados pelas forças de segurança para identificar e prender o(s) autor(es) desse crime". Segundo o texto, "o latrocínio, infelizmente, interrompe um período de dois anos sem esse tipo de delito nessa região da cidade".

Às 19h30 deste domingo, deve ocorrer uma missa em nome do padre polonês, na paróquia onde ele atuava. Uma representante da embaixada da Polônia esteve no local e a família de padre Casimiro já teria sido localizada no país Europeu.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de três dias pela morte do padre. "Este é um momento de pesar para toda a família brasiliense, especialmente os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde. O assassinato do padre Casimiro, um homem de paz, amado e admirado por todos, não só choca como nos leva a refletir sobre a sensação de insegurança que recai sobre todos nós", disse Ibaneis em nota. "Expõe uma dura realidade que precisamos enfrentar com determinação."

Em abril deste ano, a igreja de Nossa Senhora da Saúde já havia passado por outra invasão. Na época, os assaltantes haviam levado o sacrário - objeto onde são guardadas as hóstias.