Topo

Brasil está pronto para integrar OCDE, diz ministro das Relações Exteriores

O Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante Abertura Oficial do Fórum de Investimentos Brasil 2019 - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante Abertura Oficial do Fórum de Investimentos Brasil 2019 Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

André Ítalo Rocha, Circe Bonatelli e Isadora Duarte

São Paulo

10/10/2019 12h29

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que o Brasil está pronto para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Estamos vivendo uma extraordinária abertura econômica. Estamos prontos para integrar a OCDE. Nós e o setor privado acreditamos que isso será chave para o desenvolvimento do Brasil", disse o ministro, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019.

O evento, realizado em São Paulo, é organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Araújo também comentou que o Brasil está se ligando a cadeias globais de valor, como nunca visto antes, citando os acordos do Mercosul com a União Europeia e com a Efta (Associação Europeia de Livre Comércio, na tradução).

"A abertura do Brasil para cadeia global de valor exige parcerias com todos investidores. Para isso, estamos com uma agenda dinâmica que pode criar oportunidade de desenvolvimento para todos", disse o ministro do Itamaraty.

Ele apontou ainda que considera que a liberdade econômica e política caminham juntas. "Estamos convencidos de que o eixo do patriotismo é o que vai levar realmente o País para frente", afirmou Araújo.