Topo

Esse conteúdo é antigo

Candidatos negros são menos eleitos que brancos, aponta IBGE

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) é uma das parlamentares negras eleitas no último pleito - Cleia Viana/ Câmara dos Deputados
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) é uma das parlamentares negras eleitas no último pleito Imagem: Cleia Viana/ Câmara dos Deputados

Daniela Amorim

Rio

13/11/2019 11h08

Embora correspondam a mais da metade dos habitantes do Brasil, os negros permanecem sub-representados no Poder Legislativo, segundo dados do Estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os pretos e pardos correspondem a 55,9% da população, mas são apenas 24,4% dos deputados federais e 28,9% dos deputados estaduais eleitos em 2018. Já entre os vereadores eleitos em 2016, 42,1% eram pretos e pardos.

O percentual de candidaturas de pessoas pretas ou pardas, no entanto, chegou a 41,8% para cargos de deputado federal, a 49,6% nas eleições para deputado estadual e a 48,7% para vereador.

"Assim, não é possível atribuir a sub-representação desse grupo populacional unicamente a uma ausência de candidaturas, pelo menos no que tange às eleições legislativas proporcionais de 2014 a 2018", ressaltou o IBGE, em nota.

O estudo mostrou ainda a discrepância entre a receita das candidaturas de pessoas brancas e a de pessoas pretas ou pardas. Enquanto 9,7% das candidaturas de pessoas brancas a deputado federal tiveram receita igual ou superior a R$ 1 milhão, entre as candidaturas de pessoas pretas ou pardas, apenas 2,7% contaram com pelo menos esse valor.

"As candidaturas de pretos ou pardos são menos representativas entre candidaturas com mais recursos", aponta Luanda Botelho, analista da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Considerando todas as candidaturas que dispuseram de receita igual ou superior a R$ 1 milhão, apenas 16,2% eram de pessoas pretas ou pardas.

Segundo o IBGE, estudos sobre eleições no Brasil já mostraram que a escassez de recursos financeiros é um dos fatores que diminuem as chances de sucesso eleitoral de uma candidatura.

"Outro elemento determinante para o sucesso seria o candidato já possuir cargo parlamentar, o que constitui, portanto, mais uma dificuldade para um grupo sub-representado reverter esse quadro", afirmou o IBGE.