Topo

Esse conteúdo é antigo

Aécio vence Doria e emplaca aliado em disputa pela liderança do PSDB na Câmara

11.dez.2018 - O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) - Mateus Bonomi/AGIF
11.dez.2018 - O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Camila Turtelli e Vera Rosa

Em Brasília

14/12/2019 07h35

Dividido em duas alas, o PSDB viveu, nesta semana, seus dias de PSL. Assim como ocorreu recentemente com o partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, a disputa interna para a definição do novo líder da bancada tucana na Câmara se transformou em uma "guerra de listas de apoio" e expôs a queda de braço entre o governador de São Paulo, João Doria, e o deputado Aécio Neves (MG). Depois de idas e vindas, Aécio venceu Doria e conseguiu emplacar ontem o deputado Celso Sabino (PA) na liderança.

Doria apoiava Beto Pereira (MS), que chegou a ser escolhido líder do PSDB na terça-feira, em reunião na qual simpatizantes de Sabino não votaram, em protesto ao que classificaram como "manobra" para alçar um aliado do governador ao posto, antes do prazo.

A lista com votos favoráveis a Pereira, no entanto, acabou invalidada porque a deputada Bruna Furlan (SP), do grupo de Aécio, alegou que sua assinatura havia sido usada sem permissão. Um racha semelhante ocorreu no PSL, que já teve três líderes em menos de dois meses.

Na disputa tucana, Pereira chegou a enviar um assessor a Campo Grande (MS), onde a deputada Tereza Nelma (MS) está internada, para que ela assinasse o requerimento a seu favor. Após a Câmara anular a primeira lista, o deputado Carlos Sampaio (SP), até então líder da bancada, voltou ao cargo. Mas, quando todos esperavam que a briga continuaria na próxima semana, o grupo de Sabino conseguiu uma vitória. Tudo porque o deputado Miguel Haddad (PSDB-SP), aliado de Pereira, teve de sair para dar a vaga na Câmara a Guilherme Mussi (PP-SP). Haddad é suplente de Mussi, que estava licenciado e retornou ontem ao mandato.

Com a volta do titular, houve nova reviravolta no processo eleitoral, uma vez que aliados de Sabino protocolaram outra lista de apoio na Câmara. O deputado paraense obteve, então, o respaldo de 16 dos 31 colegas. Inconformado, o grupo de Pereira marcou uma reunião para a próxima terça-feira, com o objetivo de decidir os próximos passos.

"Nós queremos que o PSDB volte a ser um imã, como era no passado, para atrair o centro democrático liberal", disse Sabino ao jornal O Estado de S. Paulo. "Nós não comungamos com os extremos de direita e de esquerda."

Munido de um discurso sob medida para acalmar os ânimos, Sabino afirmou que vai trabalhar para que os tucanos tenham "forte presença" no plenário e nas comissões da Câmara. "Vamos tratar de pautas importantes, como as reformas tributária e administrativa", comentou. "Nossa bancada é formada por deputados talentosos."

O confronto entre Doria e Aécio ficou marcado pela tentativa do governador paulista de expulsar o mineiro - acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça - das fileiras do partido. A iniciativa não teve sucesso. O partido aprovou um relatório contra a expulsão do mineiro, feito por Sabino. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.