Topo

Boletos do IPTU começam a ser enviados nesta sexta em SP

São Paulo

17/01/2020 07h30

As primeiras notificações de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São Paulo começam a ser enviadas nesta sexta-feira, 17, aos imóveis dos contribuintes e devem chegar até o dia 24 de janeiro. Dependendo do dia de vencimento, as notificações continuarão a ser enviadas até 19 de fevereiro.

O prazo normal para receber as notificações é de até cinco dias úteis antes do vencimento. "Caso não receba a notificação até essa data o contribuinte deverá emitir pela internet a 2ª via do boleto e efetuar o pagamento até a data de vencimento", informa a Prefeitura.

O vencimento da 1ª parcela ou cota única de todos os contribuintes com imposto a pagar é em fevereiro, conforme o dia escolhido previamente pelo contribuinte. Para contribuintes que não fizeram essa opção, a data da 1ª parcela poderá ser 9 de fevereiro ou 14 de fevereiro.

A Secretaria da Fazenda diz que não haverá envio mensal de boleto para quem não pagar à vista. A medida já havia sido adotada em outros anos.

O contribuinte que optar pelo parcelamento vai receber em um único formulário todos os boletos, que poderão ser pagos mensalmente, conforme o vencimento de cada parcela. É preciso ter cuidado para identificar corretamente o boleto a ser pago em cada vencimento. O pagamento à vista dá desconto de 3%. Para saber o dia de vencimento e o valor das prestações, é possível acessar o site prefeitura.sp.gov.br/iptu2020/. O IPTU este ano está 3,5% mais caro - reajuste abaixo da inflação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.